Portal Destaque
Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2021
Siga a Prefeitura no Facebook
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DO HERVAL
img_1 img_2 img_3 img_4 img_5 img_6 img_7 img_8 img_9 img_10 img_11 img_12

Dados Gerais

Você está em: Dados Gerais

       

O município de Santa Maria do Herval localiza-se na Encosta da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul e também faz parte dos municípios da Rota Romântica e da região Turística Vale Germânico.

A sede municipal está situada num vale cercado por três planaltos, cujas encostas e cimos estão cobertas com vegetação. Encontramos algumas reservas de mata atlântica, com infinidades de espécies nativas como árvores, cipós, samambaias, inclusive o pinheiro araucária.

A sede municipal é cortada pelo rio mais importante do município, o Rio Cadeia. Este rio nasce a leste com divisa do município de Igrejinha, correndo em direção Oeste, passando pelas localidades de Padre Eterno Baixo, Vila Kunst, Bairro Amizade, pela sede municipal e despencando da Cascata do Herval a 1km do centro, com queda livre de 125 metros. Junto à Cascata foi construída entre 1937 e 1941 a Usina Hidrelétrica Herval, inaugurada em 19 de Maio de 1941. Sua barragem mede 72,8 m e o reservatório acumula 108.000 metros cúbicos, gera uma potência de 1.4 MW. Após a queda colossal da Cascata, o Rio Cadeia ainda passa pela localidade de Baixo Morro dos Bugres seguindo em direção a cidade de Picada Café.

As terras formadas pelo município de Santa Maria do Herval são bastante acidentadas.

A altitude mínima do município está na base da Usina Hidrelétrica Herval, com 280 metros. Defronte a prefeitura municipal é de 420 metros e a altitude máxima da cidade é de 885 metros no Morro Dullis, entre as comunidades de Alto Padre Eterno e Nova Renânia, divisa com Gramado.

O clima de Santa Maria do Herval é agradável no verão e com um inverno bastante rigoroso, com forte formação de geada, e algumas vezes até neve.

As chuvas são bem distribuídas nas quatro estações, por isso existe uma vegetação verde e exuberante, onde podemos respirar o ar puro e fresco da região serrana.

Santa Maria do Herval é um dos 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, emancipou-se em 12 de Maio de 1988, pelo decreto de Lei N° 8634, assinado pelo então governador do Estado o Sr. Pedro Simon.

TEEWALD- Nome em alemão de Santa Maria do Herval, muito usado e conhecido. Significa "Floresta de Chás", antigamente os próprios moradores cultivavam sua Erva Mate para o chimarrão, preservando as árvores da erva em meio as lavouras. A moagem da erva ocorria junto aos antigos moinhos de farinha que continham os soques onde a erva era triturada, além de todo o verde exuberante dos vales e montanhas. Assim denominando- se a região onde hoje é Santa Maria do Herval de Teewald.

 

DADOS CENSITÁRIOS

  • Distância da Capital: 75 km
  • Vias de acesso: BR 116 (via VRS 873) e RS 115 (via VRS 373)
  • Telefone da Prefeitura: (51) 3567-1001
  • Emancipação: 12 de maio de 1988.
  • População: 6.364 (IBGE 2020)
  • Densidade Demográfica: 43,8 hab/km²
  • Área: 139,2 km²
  • Altitude: 430m a 780m
  • Base da Economia: Agricultura, Indústrias de Calçados e Comércio.
  • Produção agrícola/ pecuária: Acácia negra, batata, feijão, milho, olericultura (verduras), fruticultura, aviários, leite, ovos, abate de bovinos e suínos.

Lei Ordinária 8.634 12/05/1988 CRIA O MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO HERVAL:

 

Principais Eventos do Município:

-Kartoffelfet: A Tradicional Festa da Batata: Realizada anualmente, sempre no mês de maio, é o maior e mais importante evento da cidade. São dois finais de semana com inúmeras atrações culturais, gastronomia farta, produtos coloniais, artesanato, danças e bandas típicas, exposição agro-industrial, parque de diversões e roteiros pelos principais pontos da cidade.

-Festa do Colono: Evento realizado em homenagem aos agricultores do município, realizada sempre no mês de Julho.

-Feira do Produtor: A Feira do Produtor vem apresentar produtos locais das 07h30min às 11h30min, todos os sábados.

Sempre com produtos diversos, tais como frutas, verduras, legumes, produtos orgânicos, artesanato, pães, bolos, cucas, biscoitos, cervejas, chope, bolinhos de batata, lanches, entre outros, a Feira é atração do Município.

A Feira ocorre no centro da cidade, junto ao Pavilhão da Feira do Produtor, que fica junto a Prefeitura Municipal. Basta seguir as placas da parte central da cidade para chegar a este espaço diferenciado. 

-Fröhliche Weihnachten in Teewald: Evento natalino da cidade, que conta com ornamentação do centro da cidade, milhares de luzes enfeitam os principais espaços! Além disso o evento conta com inúmeras atrações artísticas e culturais transmitindo o clima natalino para toda a família.

Principais Pontos Turísticos

 

Museu Municipal Professor Laurindo Vier:

A construção da casa foi iniciada por volta de 1906, por Adam Vier, com a finalidade de abrigar um salão de bailes, uma pousada e um pequeno comércio. Mas quem terminou e usou o prédio foi Jacob Vier, seu filho, que foi morar no mesmo prédio.

Hoje o Museu conta com um vasto acervo de materiais usados pelos antepassados da cidade, itens de carpintaria, cerâmica, costura, artefatos diversos do cotidiano dos imigrantes germânicos, entre outros acervos.  Além disso, abriga o Memorial da Arquitetura Germânica, o maior acervo de maquetes da arquitetura germânica do mundo, produzidas pelo artista Iteno da Silva, todas sendo representadas por prédios que já existiram ou ainda existem em nossa região, uma verdadeira relíquia.

Localizado na esquina Rua Professor Laurindo Vier, com Rua 25 de Julho(VRS873), centro.

Aberto de Seg. à Sex. das 9h às 12h e 13h às 16h, nos sábados das 9h às 12h.

 

Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora:

 Construída em 1910 em estilo gótico, possui três altares, sendo o central instalado em 1933 e os laterais em 1934 por Leopoldo Gegler, feitos totalmente de cedro. Possui uma impressionante beleza arquitetônica tanto no interior quanto no exterior! Abóbadas, vitrais, colunas, esculturas, rosácea, escadarias e muito mais fazem parte do seu cenário, além de uma complexa história.

Situada na esquina da Rua 12 de Maio com Rua Cônego Afonso Wiest, centro.

 

Cascata e Caverna dos Bugres:

Atrativo natural para quem busca paz e boas energias. Uma linda Cascata de aproximadamente 12 metros de altura, e ao lado direito a bela Caverna que no passado serviu de proteção das chuvas e do frio do inverno para os primeiros habitantes de nossa região, os indígenas.

Um local cercado de natureza, ar fresco e paz, ideal para quem buscar aproximar-se da mãe natureza e também para curtir um bom chimarrão com amigos apreciando a beleza do local.

O atrativo conta com uma infraestrutura que oferece bancos para contemplação, lixeiras, corrimões, informações sobre o local, placas indicativas.

Localizado na Rua 10 de Abril, final de rua, à 1km do centro da cidade.

 

Cascata Linha Marcondes:

A Cascata de Linha Marcondes é uma linda queda d’água de 65 metros de altura cercada por uma grande de área de mata nativa.  Também pode ser comtemplada a partir da estrada da mesma localidade.

Localizada na localidade de Linha Marcondes, à 10km do centro, em propriedade particular com entrada autorizada.

 

Igreja Evangélica:

 Igreja construída em estilo gótico, no ano de 1924, situada na localidade de Boa Vista do Herval, no caminho da ERS 373, conhecida por situa-se no alto de uma verde colina, tornando-se imponente no caminho à cidade vizinha, Gramado-RS.

Localizada na localidade de Boa Vista do Herval, ERS 373, à 5km do centro.

 

Calçadão Rio Cadeia:

Calçadão às margens do belíssimo Rio Cadeia, é um local repleto de árvores, hortênsias e flores. O local conta com bancos, mesas, lixeiras, iluminação noturna e uma pequena ponte que dá acesso a uma pequena ilha. Local ideal para tomar um chimarrão e encontrar amigos.

Localizada ao longo da Rua 25 de Julho/VRS 873, no centro da cidade.

 

Monumento aos Imigrantes:

 Monumento localizado junto ao Calçadão Rio Cadeia, homenageando os imigrantes que se instalaram e fundaram nossa querida Santa Maria do Herval. Conta com explicação sobre cada parte do monumento, trazendo o seu significado.

Localizado junto ao Calçadão Rio Cadeia, Rua 25 de Julho/VRS 873, centro.

 

Relógio do Corpo Humano:

O Relógio do Corpo Humano é baseado no Fitoterapia, caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas, elaboradas com base no uso e conhecimento tradicionais sobre as mesmas!

O objetivo principal do Relógio é promover a educação em saúde, proporcionando o conhecimento da localização e do funcionamento dos órgãos do corpo humano com seus horários de maior atividade e assim, oportunizando uma reflexão sobre os hábitos de vida, as escolhas comportamentais e os cuidados básicos de saúde, utilizando as plantas medicinais com segurança. Em nosso município as Plantas Medicinais são bastante usadas pelas famílias, com conhecimento que vai sendo passado de geração a geração, cada qual cultivando algumas espécies junto ao canteiro de flores ou horta da família. No relógio, a planta medicinal contém o horário específico de maior atividade no organismo e, nome em Português e também na língua alemã Hunsrick que ainda é falada na cidade.

Localizado na Rua Cônego Afonso Wiest, ao lado da Igreja Matriz, centro.

 

Balneários:

Santa Maria do Herval conta com inúmeros balneários, banhados pelos Rio Cadeia! São locais ideais para passar com a família e amigos! Proporcionam contato com a natureza e ar puro, a maioria oferece quiosques e também são permitidos banhos de rio. São eles: Balneário Amizade e Camping do Egídio no Bairro Amizade, Balneário Kunzler e Prainha Klaus no bairro Padre Eterno Baixo, Balneário Rio Loch na localidade de Morro dos Bugres Baixo.

 

 

 

 

brasao do municipio

Título Download
lei_criacao_do_municipio
Para ver o arquivo, clique no ícone
VOLTAR
ENDEREÇO
Rua Benno Closs, 88
Centro
Santa Maria do Herval - RS
CEP:93995-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO Segunda à Sexta-feira: 07:00 h às 13:00 h
Prefeitura Municipal de Santa Maria do Herval - Copyright© 2015.