🟡CULTURA- Centro Municipal de Cultura passa por melhorias.
CULTURA- Centro Municipal de Cultura passa por melhorias.
O Centro Municipal de Cultura- Museu Histórico Professor Laurindo Vier e Memorial da Arquitetura passou por melhorias no segundo semestre de 2024, onde houve a troca de 6-seis janelas da edificação, datada de 1906, por novas, de medidas e características idênticas às originais, além da reforma da porta lateral, mantendo-se as características originais, que é dotada de entalhes e desenhos geométricos. As reformas se fizeram necessárias pois, tanto as aberturas quanto a porta pereciam do desgaste da ação do tempo e comprometiam a segurança do local. Foram usados recursos da Lei Nº 14.399, de 08/07/2022- Política Nacional Aldir Blanc, para a reforma da porta e duas aberturas, sendo o restante (4 janelas) executadas com recursos municipais.
Em breve, as mesmas também receberão a pintura necessária, valorizando os detalhes.
Sobre o espaço:
A construção da casa foi iniciada por volta de 1906, por Adam Vier, com a finalidade de abrigar um salão de bailes, uma pousada e um pequeno comércio. Mas quem terminou e usou o prédio foi Jacob Vier, seu filho, que foi morar no mesmo prédio. Em 1928, Jacob Vier permutou a propriedade com 2,5 hectares de terras, junto com o salão, com seu cunhado Felipe Vier pelo moinho que existia ao lado do Rio Cadeia e construído por Jacob Schneck.
Na década de 30, depois do falecimento prematuro do Sr. Felipe Vier, a mãe e os filhos se transferiram para Porto União, em Santa Catarina. Somente o Prof. Laurindo Vier ficou em Santa Maria do Herval e lecionou e várias escolas, sendo também vereador por Dois Irmãos. Ele utilizou o salão como moradia por muitos anos. Em 1952, com a Fundação da Sociedade União Hervalense, alugou o salão como Sede Social. O primeiro prefeito de Dois Irmãos, o Sr. Prof. Justino Antônio Vier, nasceu neste salão. Em 1956, a sociedade comprou o Salão Meurer e transferiu a sede para a nova propriedade. Este salão foi alugado várias vezes para a instalação provisória de indústrias calçadistas. Em 1997, a Prefeitura adquiriu o imóvel.
Atualmente o Museu conta com um vasto acervo de utensílios usados pelos antepassados na cidade, itens de carpintaria, cerâmica, costura, artefatos diversos do cotidiano dos imigrantes germânicos. Além disso, abriga o Memorial da Arquitetura Germânica, um dos maiores acervos de maquetes do estilo no mundo, produzidas pelo artista Iteno da Silva, todas representando prédios que já existiram ou ainda existem na região, uma verdade relíquia!
Além disso, o local também é sede da Central de Informações Turísticas, aberta no ano de 2022 e oficializada por meio da Lei Municipal Nº 1.176, de 24/08/2022.
Mais informações pelo email: turismo@santamariadoherval.rs.gov.br ou pelo fone 51 3500-3322